[flgallery id=723 /]
Destinado a estudantes de baixa renda que estão cursando ou já concluíram o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas, o Cursinho Solidário obteve, em 2017, o maior número de aprovações em vestibulares dos últimos anos. Ao todo, foram cerca de 170 aprovados para o Ensino Superior, destes, 147 na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O coordenador geral da Comissão de Seleção e Acompanhamento da ONG, Elias Bonfim, comemora as aprovações no vestibular mais concorrido do Paraná. “É uma conquista dos alunos. Sem o esforço e dedicação de cada um deles, não teríamos esse resultado”, destaca. Entre os aprovados, dois conquistaram primeiros lugares, nos cursos de Análise de Sistemas e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, e cinco fizeram segundos lugares, nos cursos de Engenharia Civil, Psicologia, Administração, Pedagogia e Direito. O Cursinho Solidário também conquistou aprovações em outras universidades, dentro e fora do estado. Foram 16 aprovados na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e 16 aprovados em universidades particulares com bolsa, por meio do ProUni. Nos 14 anos de Cursinho Solidário, já foram 1.150 aprovados em vestibulares.
Com uma procura maior a cada ano, o Cursinho Solidário deu origem à ONG Formação Solidária e conta com a parceria do Curso Positivo, do Instituto Positivo, da UTFPR, e de mais de 60 professores voluntários. A metodologia utilizada é a mesma do Curso Positivo e o material é subsidiado pela Editora Positivo, primeira empresa a apoiar o projeto. São 410 vagas distribuídas entre a sede do Curso Positivo, no Batel, e a UTFPR, campus Centro. Os estudantes são selecionados por meio de uma prova de conhecimentos gerais e uma entrevista socioeconômica, que define os candidatos com maior vulnerabilidade.
Informações e inscrições: www.cursinhosolidario.org.br e (41) 3234-2363.
Sobre o Instituto Positivo
Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo Positivo, o Instituto Positivo tem a Educação como foco prioritário. Ele articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica do país, direcionando os seus investimentos para ações sustentáveis e estruturantes. O IP atua por meio de três frentes: Fortalecimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.