[flgallery id=504 /]
Destinado a estudantes de baixa renda que estão cursando ou já concluíram o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas, o Cursinho Solidário oferece 410 vagas para um curso preparatório de vestibular, que inicia no dia 06 de fevereiro de 2017 e é isento de mensalidade.
Idealizado e coordenado há 14 anos, o Cursinho Solidário deu origem a ONG Formação Solidária e conta com a parceria do Curso Positivo, do Instituto Positivo, UTFPR, e de mais de 50 professores voluntários. A metodologia utilizada é a mesma do Curso Positivo e o material é subsidiado pela Editora Positivo, primeira empresa a apoiar o projeto. Do total de vagas, 300 são para a sede do Curso Positivo, no Batel, e 110 para a UTFPR, campus Centro. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h20 e aos sábados, das 7h30 às 12h.
Desde o início do projeto, em 2002, aproximadamente 900 alunos passaram pelo Cursinho Solidário. O coordenador geral da Comissão de Seleção e Acompanhamento Formação Solidária, Elias Bonfim, comemora as aprovações nos vestibulares mais concorridos do Paraná. Em 2015, o Cursinho teve o maior número de aprovados e superou todas as expectativas: foram mais de 120 alunos que ingressaram na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sendo 95 através de vestibular e 28 pelo SISU. Também foram obtidos resultados em universidades de outros estados, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De acordo com o coordenador, o curso de Medicina, um dos mais concorridos do país, teve aprovados na UFPR, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e na Universidade Positivo (UP), com bolsa de 100% pelo ProUni. Além disso, muitas bolsas integrais foram alcançadas pelos alunos em diversas instituições e cursos privados.
As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas até 30 de novembro pelo sitewww.cursinhosolidario.org.br. A seleção dos candidatos é realizada em duas fases: a primeira delas é uma prova de conhecimentos gerais com 48 questões, do primeiro e segundo anos do Ensino Médio, e acontece no dia 18 de dezembro. A segunda fase, que acontece nos dias 28 e 29 de janeiro, consiste em uma entrevista socioeconômica com assistentes sociais, que vão selecionar os candidatos com maior vulnerabilidade. Mais informações pelo telefone (41) 3234-2363.
Serviço
Cursinho Solidário
Inscrições até 30 de novembro de 2016
Primeira fase: 18 de dezembro de 2016
Segunda fase: 28 e 29 de janeiro de 2017
Início das aulas: 06 de fevereiro de 2017
Inscrições: R$ 50,00
Informações e inscrições: www.
Sobre o Instituto Positivo
Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo Positivo, o Instituto Positivo tem a Educação como foco prioritário. Ele articula e promove iniciativas que contribuam para o aumento da qualidade da educação básica do país, direcionando os seus investimentos para ações sustentáveis e estruturantes. O IP atua por meio de três frentes: Fortalecimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.