Curitiba está no Top 3 das viagens corporativas do Brasil

A capital do Paraná é o terceiro principal destino para as viagens de negócios no Brasil. Os dados são da plataforma Statista e corroborados pelo fato de Curitiba possuir, hoje, mais de 360 mil empresas ativas, segundo o Econodata. Sede do Vale do Pinhão, que reúne startups e projetos de tech para impulsionar o empreendedorismo, a economia criativa e a tecnologia, Curitiba prevê uma agenda com variada programação de negócios neste ano, contabilizando 900 eventos inscritos até então no Calendário Nacional de Eventos. Dados do CTUR/IPPUC de 2019 revelaram um fluxo turístico anual de 5,8 milhões de visitantes e, destes, mais de 40% eram relacionados a negócios, atividades profissionais e eventos como motivação principal.

Em 2022, o segmento de viagens corporativas cresceu 90% entre janeiro e novembro de 2022 em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) – impulsionado pelo novo momento da pandemia do coronavírus. Ainda, dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) revelaram que as viagens a trabalho movimentaram R$ 1,06 bilhão em novembro de 2022, em comparação com R$ 967 milhões no mesmo mês de 2019.

O NH Curitiba The Five, primeiro hotel no Brasil da rede espanhola NH Hotels, constata a consolidação do setor, em especial com a retomada das viagens de negócios. Apenas no primeiro trimestre de 2023, o hotel recebeu 11 mil hóspedes, sendo 65% business travelers. “Em relação a 2022, nossa expectativa é de crescimento de 20% no volume de viajantes a negócios e no mês de março, em especial, tivemos recorde de receita”, detalha o diretor do hotel, Antonio de Albuquerque. Os dados são positivos, o que tem motivado turistas convencionais e gestores de viagens corporativas a se programar com antecedência em relação a reservas para datas específicas.

Só no ano passado, o hotel sediou 243 eventos corporativos e congressos, e o turismo de negócios foi responsável por aproximadamente 70% do fluxo de hóspedes. “As viagens a negócios corresponderam a 65% do faturamento total do hotel no ano passado. Nossa agenda de reservas para eventos corporativos neste ano já está 50% ocupada”, revela.

Mobilidade urbana: locação de automóveis em viagens corporativas cresceu 48%

Requisições de reembolso devido ao uso do carro próprio, preocupação com a segurança e bem-estar e flexibilidade na escolha de automóvel mais em conta são alguns aspectos que vêm motivando as empresas a oferecerem alternativas no deslocamento de seus colaboradores em viagens corporativas. Segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), a procura por locação nas viagens de negócios cresceu 48% entre janeiro e março de 2022. E a tendência é de alta, já que a procura por locação avançou 96,5% no quadrimestre. Corroborando a performance positiva do setor, o V1, empresa de mobilidade urbana por app do Grupo Águia Branca, registrou, no último ano, 32% de aluguéis de automóveis com finalidade corporativa.

O compartilhamento e a locação de veículos tornaram-se uma alternativa para os executivos que viajam e as empresas já percebem nessa prática benefícios como redução de custos, aumento de eficiência e agilidade na contratação dos serviços em trazer a locação de automóveis para suas realidades. “Ter o carro disponível a hora que quiser é sinônimo de liberdade, principalmente em viagens corporativas que implicam em diversos compromissos em um espaço de tempo reduzido. A independência e o conforto de ter acesso a um veículo podem compensar, além de oferecer mais flexibilidade de deslocamento aos colaboradores durante o período”, explica a gerente comercial do V1 Aluguel de Carros, Thais Augusta.

O V1 destaca as principais vantagens de locação em viagens corporativas:

  • Carro é mais confortável e pode acomodar mais pessoas que táxi ou carros por aplicativo.
  • Poupa o tempo e reduz os custos de aguardar motoristas com valores e bandeiras flexíveis.
  • Assistência 24 horas e seguro garantido, especialmente quando se viaja para uma cidade desconhecida.
  • Não desgasta o próprio patrimônio e evita negociações potencialmente conflitantes entre empresas e colaboradores sobre despesas.
  • Permite que o motorista trace as melhores rotas, evitando terceiros mal intencionados e possíveis acidentes e desgastes.
  • Oferece flexibilidade de horários e despesas, visto que é possível locar um carro com melhor custo-benefício.
  • Evita imprevistos, já que é possível alugar com antecedência e de maneira 100% digital.

 

SOBRE NH HOTELS

NH Hotels é a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotéis modernos e singulares em localizações perfeitas na Europa e na América Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel é cuidadosamente projetado para oferecer uma experiência confiável que sempre atenderá às expectativas dos hóspedes. Seu estilo descontraído, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa. Quer os viajantes visitem os NH Hotels a negócios ou a lazer, esses hotéis oferecem a seus hóspedes um serviço caloroso e excelente para garantir uma estada perfeita e prática, com uma boa relação custo-benefício. Eles estão prontos para atender adequadamente às necessidades dos hóspedes, felizes em ir além, para que as estadas dos hóspedes sejam sempre um prazer.

Sobre o V1

O V1 é uma plataforma de mobilidade urbana que atua no aluguel e assinatura de carros de forma 100% digital, para uso pessoal e empresarial.  Oferece soluções em gestão de frotas terceirizadas para empresas, fleet service, traslado de pessoas e outras demandas personalizadas. Considerado um dos maiores players do setor no país, o V1 faz parte do Grupo Águia Branca e atua nas cidades de Vitória (ES) e Curitiba (PR). O app está disponível na Apple Store e Google Play.

Share:

Latest posts

Health insurance card
Recorde de reclamações contra planos de saúde acende alerta no Judiciário
foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Health insurance card
Recorde de reclamações contra planos de saúde acende alerta no Judiciário
I Congresso Nacional de Direito Médico e da Saúde do IMKN analisa desafios do setor e propõe soluções...
Saiba mais >
foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >