Neste sábado, 20 de novembro, às 16 horas, a São Paulo Schola Cantorum (SPSC) se apresenta na Catedral da Sé, na capital paulista. Baseado na prática da musicologia historicamente orientada, o conjunto vocal e instrumental busca restaurar a prática das antigas Escolas de Cantores (Scholae Cantorum) brasileiras, grupos historicamente ligados, pela performance e ensino, aos mais importantes músicos da História do Brasil.
Ligada à Brazilian Schola Cantorum de NYC e dedicada à difusão da Música Sacra Erudita no Brasil a SPSC é dirigida pelo Prof. Dr. Delphim Rezende Porto, cravista e pesquisador, e Regiane Martinez, soprano de carreira internacional. O grupo é responsável pela redescoberta de tesouros musicais esquecidos em Arquivos e Bibliotecas, especialmente no âmbito da Cúria Metropolitana de S. Paulo.
A apresentação faz parte da Série Concertos Cripta – concebida como parte das comemorações dos 100 anos da Cripta da Catedral da Sé. Patrocinado pela Tecnobank por meio da Lei de Incentivo à Cultura, já recebeu mais de 30 apresentações e se encerra no próximo sábado, dia 27 de novembro.
As apresentações na Cripta têm 50% do público – com 35 lugares distribuídos gratuitamente uma hora antes dos espetáculos, por ordem de chegada. “O projeto é ampliado para o público do mundo todo, com transmissão simultânea nos canais do projeto na internet”, afirma o diretor de Comunicação e Marketing da Tecnobank, Cristiano Caporici. Os interessados podem assistir a todos os concertos do conforto de sua casa no link www.concertoscripta.com.br.
A SPSC é dedicada à difusão da Música Sacra Erudita no Brasil
Crédito: Divulgação