Evento está na 12ª edição e permite acúmulo de pontos para competições internacionais; Prati-Donaduzzi é a principal patrocinadora
Mais de 3 mil pessoas — entre corredores profissionais e amadores, técnicos, auxiliares, crianças e familiares — são esperadas na 12ª Corrida 24 horas Torao Takada, nos dias 26 e 27 de abril, no Parque Ecológico Diva Pain Barth, em Toledo (PR). Pelo segundo ano consecutivo, a farmacêutica Prati-Donaduzzi é a principal patrocinadora da prova, promovida pela Associação Correr Toledo e viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com apoio do Ministério do Esporte.
Neste ano, a farmacêutica praticamente dobrou o valor do patrocínio, que é destinado, entre outras finalidades, à aquisição de camisetas para os atletas e de 10 mil copos de água para hidratação. “O esporte está diretamente ligado à qualidade de vida, à saúde mental e física. Como uma farmacêutica que investe em inovação e pesquisa para oferecer o que há de melhor e mais avançado em medicamentos e nutracêuticos, fazemos questão de apoiar ações ligadas ao esporte. Por isso, além da Corrida 24 horas, também apoiamos projetos de outras modalidades como badminton e futsal, que atendem crianças no contraturno escolar”, destaca o diretor de Marketing da Prati-Donaduzzi, Edilson Bianqui.
Sandra Schossler, uma das organizadoras do evento, destaca que a corrida surgiu como uma forma de homenagear o aniversário do médico gastroenterologista Torao Takada, conhecido por sua paixão pela corrida. “Inicialmente, não imaginávamos transformá-la em um evento. Contudo, ao testemunharmos o nascer do sol no dia da corrida, percebemos o quão incrível era a experiência, e o interesse das pessoas em participar foi crescendo. Hoje, a corrida possui o selo Bronze da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Associação Internacional de Ultrarunners (IAU), além de integrar o calendário oficial das entidades, o que permite o acúmulo de pontos para atletas que desejam disputar provas internacionais de longa distância.”
Corrida e solidariedade
“Alegria, energia, adrenalina”. É assim que o supervisor de segurança patrimonial e executiva da Prati-Donaduzzi, Sedinei Urnau, 48 anos, resume a corrida de rua. A atividade física entrou em sua vida durante o Exército, onde serviu por oito anos. Em 2019, voltou a correr por influência da esposa, Maria Aparecida, que participava de uma equipe de corrida feminina. “Eu a levava para treinar e, nos percursos maiores, ajudava como fotógrafo, segurança, suporte de hidratação e até como ‘cata osso’ — termo usado para quem auxilia atletas que não conseguem finalizar o percurso. Depois de um tempo, a presidente do grupo me instigou a criar uma equipe masculina, incentivando maridos e amigos a correr. Começamos com sete e não paramos mais de crescer — e participar das provas”, conta Sedinei.
O grupo, que teve início como um momento de lazer e cuidado com a saúde, acabou se tornando algo sério. Sedinei, junto aos amigos, passou a participar de diversas provas — incluindo eventos em outras cidades, estados e até países. “Somos todos atletas amadores, mas nos dedicamos como profissionais de alta performance, porque, em meio ao trabalho, à família e as demandas do dia a dia, seguimos nossas planilhas de treino com seriedade”, conta o segurança, que costuma treinar duas vezes por semana.
O esporte é levado tão a sério por Sedinei e seus amigos que, neste ano, criaram a Associação Kenian Runners Azamigakeniana. A entidade, sem fins lucrativos, tem como objetivo apoiar e incentivar a prática esportiva em todas as faixas etárias. Por isso, o grupo realiza corridas solidárias para arrecadar alimentos, que são doados ao lar dos idosos. “Ano passado, corremos mais de 342 km na Corrida 24 Horas e ficamos em segundo lugar. Neste ano, vamos com quatro equipes. Claro que buscamos resultados, mas nosso principal objetivo, além da prática esportiva, é incentivar e incluir”, afirma Sedinei.
“A corrida nos levou a criar a associação, que é um projeto que mostra o quanto ainda temos a aprender e o quanto podemos ajudar os outros também. Para começar a correr, não tem idade: basta ter atitude”, finaliza Sedinei.
Sobre a Prati-Donaduzzi
A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.