Conversas Bem Contadas: Sicredi lança websérie com dicas de educação financeira

Projeto é uma das inúmeras iniciativas desenvolvidas pelo Sicredi durante a Semana Nacional da Educação Financeira (Semana ENEF) e que terá ainda o lançamento de jogo no metaverso e a experiência interativa na Vila da Mônica em Gramado (RS)

Oferecer educação financeira numa linguagem acessível e com dicas práticas para o dia a dia. Com esse objetivo, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados em todo o Brasil, lança o Conversas Bem Contadas. O novo projeto do programa Cooperação na Ponta do Lápis apresenta sete vídeos que abordam diferentes soluções financeiras, como investimentos, previdência, consórcios, seguros, poupança e o crédito consciente, que podem ser aliadas na organização do orçamento.

 A iniciativa integra uma série de ações realizadas pelo Sicredi durante a Semana Nacional da Educação Financeira (Semana ENEF), promovida anualmente pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) desde 2014, e que este ano será de 15 a 21 de maio.

 Em cada episódio da websérie, a especialista em educação financeira da Central Sicredi PR/SP/RJ Alyne Lemes conversa com um profissional da instituição financeira cooperativa. O projeto ainda contempla um vídeo de abertura com mensagem do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. “Nos episódios, nossos colaboradores voluntários abordam de forma simples e próxima como nossas soluções financeiras podem apoiar a construção de uma vida financeira mais saudável. Num país como o nosso, onde vivemos com inflação e juros oscilantes, é muito desafiador manter uma vida financeira equilibrada e sustentável. Mas podemos fazer juntos, e observar o engajamento dos nossos voluntários tanto nos vídeos quanto em todas as nossas agências. Durante esta semana, por meio de debates, informações e dicas, será possível alcançar o nosso objetivo de construirmos uma sociedade mais próspera”, destaca.

 Os vídeos do Conversas Bem Contadas podem ser assistidos no canal oficial do Sicredi no YouTube a partir do dia 15 de maio. A ideia é que os filmes também possam ser utilizados durante oficinas de educação financeira e eventos promovidos pela instituição financeira cooperativa nas comunidades onde atua.

Sicredi também lança jogo no metaverso para educação financeira

Durante a Semana ENEF também será lançado o Roblox, jogo no metaverso que aborda, de forma lúdica, a educação financeira e o cooperativismo. A aplicação foi desenvolvida pelo Laboratório de Inovação do Sicredi. O jogo, chamado “Universo S902”, proporciona a crianças e adolescentes interagir com os habitantes do Universo, desenvolver atitudes cooperativas que os recompensam, participar de quiz, fazer compras no comércio local, estimulando comportamentos e hábitos saudáveis de consumo. O objetivo é promover uma cultura financeira mais consciente e responsável desde a infância. O jogo pode ser acessado em www.roblox.com/games/9847207807/Universo-S902. 

Educação Financeira como missão

Ao longo dos anos, o Sicredi tem desenvolvido diversas ações de educação financeira, entre elas o projeto Cooperação na Ponta do Lápis, com oficinas gratuitas em centenas de municípios. A ação, executada desde 2017 nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, se tornou nacional em 2020 e envolve colaboradores voluntários das cooperativas Sicredi de todo o Brasil.

“A educação financeira é fundamental para a criação de hábitos saudáveis em relação às finanças e ao consumo. Realizamos ações voltadas ao tema não apenas na Semana ENEF, mas durante o ano todo por meio de nossas cooperativas, que promovem diversas atividades para associados e público em geral”, conta o superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi, Romeo Balzan.

Além disso, o Sicredi mantém uma parceria com a Mauricio de Sousa Produções (MSP) para a produção de revistas em quadrinhos e desenhos animados da Turma da Mônica, além de gibis da Turma da Mônica Jovem com o tema “educação financeira”. Com uma linguagem lúdica, leve e voltada ao público infantil e adolescente, as produções têm conteúdos baseados no Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil.

Somente em 2022, foram realizadas mais de 1,2 mil ações de educação financeira, entre elas oficinas, peças teatrais e distribuição das revistas da Turma da Mônica pelas Cooperativas Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro – um movimento que impactou quase 100 mil pessoas somente nos três estados. “Desenvolvemos várias iniciativas voltadas às pessoas de todas as idades com o intuito de cooperar para uma vida financeira mais sustentável dos nossos associados e da sociedade. E, para essa missão, contamos com o apoio e protagonismo de nossas cooperativas e de inúmeros voluntários. Acreditamos que, por meio do conhecimento transmitido de forma simples e clara, auxiliamos na promoção do crescimento econômico e do desenvolvimento para um mundo melhor”, finaliza Dasenbrock.

Novidade na Vila da Mônica, em Gramado (RS)

O Sicredi também lança experiências de educação financeira dentro do parque temático Vila da Mônica, em Gramado (RS). Essa iniciativa, resultado de uma parceria entre a Fundação Sicredi e a Vila da Mônica, foi desenvolvida com o objetivo de oferecer às crianças a oportunidade de aprender sobre educação financeira de forma lúdica e envolvente. Na Vila da Mônica, há uma série de atividades interativas que ensinam conceitos-chave de finanças de maneira divertida. 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Site do Sicredi: Clique aqui

Redes Sociais: Facebook |Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >