Oito em cada dez pequenas empresas investem em tecnologia. O levantamento realizado pela Cortex mostra que o uso de softwares de gestão e a automação de processos têm sido importantes aliados para impulsionar os negócios. De olho nesse potencial, empresas de segmentos e portes diferentes contam com a tecnologia para aprimorar fluxos, agilizar atendimentos, melhorar a gestão de equipes e estoques, e fornecer informações valiosas para a tomada de decisão.
Investir em inovação e tecnologia faz parte da estratégia de corporações que entendem ser essa a melhor escolha para garantir a vantagem competitiva do negócio. No setor de componentes para implantes odontológicos não é diferente e o investimento em soluções inovadoras pode ser a chave para o crescimento das vendas e a consolidação da empresa. É o que tem experienciado a Implanew, localizada em Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba, e que se dedica ao desenvolvimento e à fabricação de componentes protéticos para implantodontia. “O investimento em tecnologia se fez necessário para organizarmos desde a carteira de clientes até o histórico de vendas, o que nos garante um atendimento cada vez melhor”, explica o CEO da Implanew, Pedro Ferracini.
“Empresas que investem em TI estão em uma posição mais favorável para enfrentar desafios e se destacar no mercado”. É no que acredita Márcio Viana, diretor-executivo da TOTVS Curitiba, companhia com tecnologias que permitem o controle de operações, começando na produção, passando pelo estoque e chegando até a fase de pagamento. “A transformação digital está mudando a forma como as empresas operam e se relacionam com seus clientes. Ela permite a automatização de processos, a integração de dados e informações, a geração de insights, a criação de novas oportunidades de negócio e a adaptação às mudanças do mercado”, reforça Márcio Viana.
Implantes dentários e tecnologia
Novas tecnologias e facilidades no tratamento estão impulsionando o mercado de odontologia estética que não para de crescer. De acordo com a consultoria Research and Markets, que pesquisa o crescimento em nível global de várias atividades, o mercado de implantes dentários deve atingir US$ 18,80 bilhões até 2027. No Brasil, por ano, são realizados pelo menos 800 mil procedimentos e colocadas em torno de 2,4 milhões de próteses dentárias, segundo a Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo).
Com o olhar voltado para o mercado extremamente aquecido, empresas como a Implanew trazem a tecnologia para dentro das operações. O objetivo é ser reconhecida e ampliar a presença com produtos de alta qualidade. “Hoje já é difícil imaginar como controlaríamos as atividades da empresa sem o suporte da tecnologia. Por isso, os próximos passos serão para ampliar a utilização do sistema e passar a ter controle até mesmo sobre a mão de obra no chão de fábrica”, detalha Pedro Ferracini.
Para acompanhar o movimento, empresas do setor de implantodontia precisam se apoiar em sistemas integrados de gestão empresarial. Segundo Márcio Viana, a ferramenta é fundamental para integrar todas as áreas da empresa e garantir o fluxo de informações. “No entanto, é importante destacar que a implementação de tecnologias deve ser feita de forma estratégica e planejada, considerando as necessidades e objetivos reais da empresa”, conclui o diretor-executivo da TOTVS Curitiba.
Sobre a TOTVS
Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para 70 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo R$ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia. Para mais informações, acesse o site.