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Aplicações de suporte remoto beneficiaram soluções e foram utilizadas para manter a qualidade dos serviços
Durante o mês de outubro de 2020, mais de 50 colaboradores da Valmet, principal desenvolvedora de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, estiveram envolvidos na Parada Geral na planta da Suzano Unidade Imperatriz (MA). A Valmet ofereceu serviços de assistência técnica em campo com suporte remoto por meio do uso das soluções de Internet Industrial, como do aplicativo PointR, o Valmet Performance Center (VPC), Óculos de Realidade Aumentada e drones.
O gerente de assistência técnica da Valmet na América do Sul, Fausto Pires, afirma que a Parada Geral da Suzano Imperatriz possibilitou apresentar o Valmet Way to Serve. “Estamos preparados para atender de forma remota com a mesma qualidade de sempre, e com uma abrangência ainda maior, pois podemos nos conectar com os especialistas dos nossos Centros de Tecnologia espalhados pelo mundo”, ressalta.
As ferramentas aplicadas na Parada Geral da Suzano, que é a maior produtora global de celulose de eucalipto, mostram o avanço digital na indústria. O gerente executivo industrial da Suzano no Maranhão, José Ventura, ressalta que os recursos remotos já fazem parte do dia a dia da companhia. “A pandemia do novo coronavírus acelerou a digitalização de diversos meios e, daqui em diante, teremos esses serviços cada vez mais presentes. Todas as soluções que a Valmet trouxe para a Parada Geral somaram aos nossos conhecimentos e apresentaram excelentes resultados”, afirma.
Entre o escopo de serviços, estavam importantes áreas da fábrica, como a Caldeira de Recuperação, onde foi realizada a extração de smelt, lavagem do equipamento e supervisão dos serviços de manutenção; inspeção mecânica e auditoria de processo na Evaporação; inspeção interna do digestor ImpBin e supervisão do sistema de cozimento; inspeção das prensas na Linha de Fibras; supervisão e execução de serviço de troca de rolos e troca do lábio da caixa de entrada da máquina de secagem; e serviço de manutenção de rolos.
Segurança dos colaboradores
Ventura comenta que durante a parada geral da Unidade Imperatriz, a Suzano fortaleceu diversas ações para zelar pela segurança e saúde de todos os envolvidos nessa operação. “Os colaboradores que não necessitavam estar presencialmente na unidade para executar as atividades de manutenção foram orientados a trabalhar em formato home office. Antes de dar início às atividades da Parada Geral, foi transmitida uma live de alinhamento e conscientização com os colaboradores. As áreas operacionais receberam reforços de sinalização para que os colaboradores respeitassem o distanciamento social, foram instalados pontos de higienização das mãos, houve escala de revezamento para almoço, entre outras iniciativas que foram acompanhadas frequentemente pelos gestores das áreas”, finaliza.
Sobre a Valmet
A Valmet, que em 2020 completou 60 anos de atividades no Brasil, é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Os serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.
Em todo o mundo, a empresa finlandesa possui mais de 14 mil colaboradores diretos e, em 2019, as vendas líquidas foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A sede está localizada em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, as unidades estão localizadas em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.