Colégio Positivo recicla mais de 68 toneladas de material didático

Projeto que arrecada livros, apostilas e cadernos usados é aberto a toda população de Curitiba e região

Livros, cadernos, blocos de anotação, revistas, apostilas e outros materiais de papel que acompanharam a rotina escolar de milhares de estudantes ao longo do ano agora têm um destino adequado: o Programa de Logística Reversa de Livro Didático. Realizado pelo Colégio Positivo desde 2018, esse projeto tem como objetivo reintegrar o material didático ao ciclo produtivo. A ação proporciona à comunidade a oportunidade de descartar de maneira correta e sustentável os materiais didáticos sem uso, transformando-os em novos produtos e contribuindo para iniciativas socioambientais.

Desde a primeira edição, o programa já arrecadou mais de 68 toneladas de materiais, sendo aproximadamente 26 toneladas somente em 2023. Essa quantidade equivale a cerca de 90 mil livros. A campanha é permanente – com o período de maior coleta entre novembro e março – e conta com caixas coletoras em todas as unidades do Colégio Positivo em Curitiba: Água Verde, Ângelo Sampaio, Boa Vista, Hauer, Jardim Ambiental, Júnior e Positivo International School. Além disso, a ação estende-se a outras unidades da rede Positivo nas cidades de Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná, e Joinville e Florianópolis, em Santa Catarina.

Segundo Anna Caroline de Souza, responsável pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) dos colégios do Grupo Positivo, ao envolver a comunidade no projeto, é possível demonstrar na prática a importância da valorização ambiental. “Com isso, formamos cidadãos conscientes, capazes de reconhecer boas ações socioambientais e compreender o valor de ajudar o próximo”, avalia.

O material arrecadado é vendido para empresas de reciclagem, e toda a receita obtida é destinada aos projetos socioambientais desenvolvidos por alunos e professores, em comunidades locais por eles escolhidas. O Instituto Positivo é responsável por gerenciar o valor obtido, além de orientar e acompanhar o andamento dos projetos. A campanha já beneficiou o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Cazetta, no Uberaba, com melhorias em suas instalações. Este ano, o valor arrecadado será utilizado em um projeto de benfeitoria em Ponta Grossa (PR), ainda em desenvolvimento.

A ideia surgiu a partir de uma aluna, que na época tinha 9 anos. Ela questionou a destinação dos materiais didáticos, e a busca pela solução mais sustentável deu origem ao Programa de Logística Reversa de Livro Didático do Colégio Positivo. “Esta iniciativa inovadora e sustentável promove a educação ambiental, responsabilidade e transformação social. Por meio da reciclagem de materiais didáticos, o projeto beneficia o meio ambiente, as comunidades locais e contribui para a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro mais sustentável”, finaliza Anna.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo – Água Verde e o Colégio Positivo – Boa Vista atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Londrina. Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, a St. James’ International School, em Londrina (PR), integrou-se ao grupo. Em 2023, o Positivo chegou a capital de São Paulo, com a aquisição do Colégio Santo Ivo. No final do mesmo ano, três unidades da Escola e Colégio Jardim das Nações, em Taubaté e Tremembé (SP), se integraram à rede de colégios Positivo. Atualmente, são 20 unidades de ensino, em dez cidades, no Sul e Sudeste do Brasil, que atendem, juntas, a aproximadamente 16,5 mil alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >