Cinemas no Paraná exibem vídeo da campanha “Defenda-se”

Animação, parte das ações de combate à violência sexual contra crianças, será mostrada antes de sessões de cinemas em seis cidades paranaenses

Cinemas do Paraná exibirão, ao longo do mês de maio, o vídeo da campanha Defenda-se, “Peça ajuda!”. A animação, que faz parte da série criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI), será exibida antes de cada sessão. Essa é a segunda vez que a instituição fecha parceria com redes de cinema como forma de divulgar a campanha durante maio, conhecido como Maio Laranja, mês marcado pelas ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, em especial o dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, de acordo com a Lei nº 9.970/00. Neste ano, seis cidades vão receber a programação: Curitiba, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Arapongas e Pato Branco. 

Na animação, a protagonista Bia, de 6 anos, usa sua imaginação para reconhecer seus sentimentos e quem são os adultos com quem pode contar, tendo o apoio de seus amigos nessas descobertas. “A mensagem do 15º vídeo da campanha aborda a cultura que permeia as relações sociais estabelecidas com crianças, a importância da criação de ambientes seguros para a livre expressão e como isso pode ser um facilitador para o reconhecimento de uma situação de violência e o desenvolvimento de estratégias de autodefesa”, conta analista da Campanha Defenda-se, Rafael Teixeira.

A campanha traz uma série de vídeos educativos animados, apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade, que apresentam situações em que as crianças agem em sua própria defesa, especialmente pelo reconhecimento de estratégias que dificultam a ação dos agressores. Também há materiais educativos para adultos sobre práticas educativas para prevenção à violência sexual, revelação espontânea de violência e segurança on-line. 

Todos os conteúdos podem ser acessados gratuitamente no site da campanha: defenda-se.com

Sobre o Centro Marista de Defesa da Infância   

A campanha Defenda-se do Centro Marista de Defesa da Infância, do Grupo Marista, que atua desde 2010 na proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento da sociedade civil, da qualificação de políticas públicas e do controle social. Desenvolvemos campanhas e assessoramento sobre o enfrentamento à violência sexual e outros temas referentes aos direitos humanos, como a participação infanto-juvenil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atuamos também no monitoramento de dados e do orçamento público do estado do Paraná, disponível no site Cadê Paraná, e promovemos ações de incidência política em articulação com governos, redes, fóruns, comissões e conselhos de Direito. Saiba mais em centrodedefesa.org.br  

Share:

Latest posts

aluguel guarda-chuvas
Solução sustentável para dias chuvosos oferece aluguel de guarda-chuva
Sicredi-9-milhoes-de-associados
Sicredi alcança a marca de 9 milhões de associados e estima abrir mais de 400 novas agências em dois anos
2024
Ativos do Sicredi crescem 22,3% em 2024

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

aluguel guarda-chuvas
Solução sustentável para dias chuvosos oferece aluguel de guarda-chuva
Serviço gratuito disponibilizado para colaboradores do Grupo Marista e alunos da PUCPR garante mais conforto...
Saiba mais >
Sicredi-9-milhoes-de-associados
Sicredi alcança a marca de 9 milhões de associados e estima abrir mais de 400 novas agências em dois anos
Mais de 1,5 milhão de pessoas se associaram à instituição nos últimos 12 meses O Sicredi, instituição...
Saiba mais >
2024
Ativos do Sicredi crescem 22,3% em 2024
Com a alta, ativos totais atingiram R$ 396,8 bilhões; aumento na carteira de crédito foi de 22,4%, totalizando...
Saiba mais >
indústrias neodent
Indústrias registram aumento de produção acima da média e fortalecem economias estaduais
Empresas do setor odontológico, impulsionadas pelo crescimento da demanda, alcançam marcos históricos;...
Saiba mais >