Centenário do Athletico vira projeto com entrevistas disponíveis para reprodução

“CAP 100: Do Bairro à América” traz a história do time, dividida em dez décadas, em áudio e vídeo

Uma paixão que começou aos cinco anos de idade, ganhou forma ao longo do tempo e levou a estudante Kelly Finger a produzir um material especial sobre o centenário do Club Athletico Paranaense. O site CAP 100: Do Bairro à América, que faz parte de um trabalho de conclusão de curso (TCC) de Jornalismo da Universidade Positivo (UP), fica disponível a partir desta segunda-feira (25), véspera do aniversário do clube.

O site é resultado de um levantamento dos dados históricos e de entrevistas com personagens relevantes na trajetória do time. O material reúne depoimentos de Alfredo Gottardi Júnior, filho do goleiro Caju, Claro Américo Guimarães, neto de Joaquim Américo – ex-presidente do Internacional, um dos times que deram origem ao Athletico -, Lenita e Flávia Sicupira, respectivamente viúva e filha do ídolo do time, o jogador Pablo, os ex-jogadores Cocito e Diego Costa e o torcedor Garga, que pegou a luva do goleiro na final da Libertadores de 2005.

Também deram entrevistas o historiador Paulo Osni, o ex-governador Orlando Pessuti, o jornalista Sandro Moser, os torcedores Renato Cajueiro e Matheus Fugie, o diretor da Rede Furacão, Sérgio Tavares e outros nomes relevantes para a história do time. O site é composto por uma linha do tempo, dez vídeos e dez episódios de podcast, um para cada década do clube. São mais de 120 minutos de material em áudio, vídeo e imagem, que inclui fotos e capas de jornal de datas importantes.

Gaúcha de Itaqui (RS), com a família repleta de gremistas e colorados, Kelly precisou argumentar muito para conseguir torcer para o rubro-negro. Ela morou durante a infância em Curitiba, quando o interesse surgiu, e retornou à cidade na adolescência, para cursar Jornalismo na Universidade Positivo. Àquela altura, já tinha certeza de que queria produzir conteúdo sobre o Athletico. O trabalho foi feito em parceria com a colega Carol Portes, que não tinha nenhum contato com o esporte ou o time, mas foi convencida a participar da iniciativa.

Um dos objetivos do trabalho, além de servir de base para torcedores do time, foi subsidiar a imprensa com material sobre o clube para o centenário. Assim, as entrevistas em áudio e vídeo e as demais informações apuradas estão disponíveis para a reprodução por veículos jornalísticos, com os devidos créditos para o projeto CAP100. Kelly é também influenciadora digital, com 42 mil seguidores no TikTok, com conteúdos sobre o Athletico (https://www.tiktok.com/@llycwb).

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >