A OpenAI implementou essa mudança gradual por alguns motivos. Quais são eles?
Você já reparou que não é mais obrigatório fazer login para usar o tão famoso (e útil) ChatGPT? A OpenAI anunciou essa mudança, que vem sendo implementada de forma gradual para “tornar a inteligência artificial acessível a qualquer pessoa curiosa sobre suas capacidades”.
Segundo a Fast Company Brasil, essa alteração é justificável quando se considera o motivo pelo qual a empresa inicialmente disponibilizou seu chatbot ao grande público: muitos de seus pesquisadores optaram por essa abordagem para expor a IA a usuários reais, em vez de apenas se limitarem a escrever artigos acadêmicos sobre o tema.
A mudança visa permitir que os pesquisadores obtenham uma análise mais aprofundada sobre as possibilidades e limitações do chatbot por meio das interações cotidianas dos usuários. Além disso, a empresa busca utilizar os diálogos nos quais os usuários interagem com o ChatGPT para aprimorar seus modelos de IA.
Segundo a plataforma, a remoção da obrigatoriedade de login também facilita a coleta de dados, embora os usuários possam obter por não ter suas conversas utilizadas para treinamento.
Em contrapartida, isso aumenta o risco de uso da ferramenta. Por isso, a OpenAI introduzirá medidas adicionais de proteção de conteúdo para usuários sem contas e expandirá o bloqueio para uma gama mais ampla de prompts.
Essa estratégia pode também visar atrair novos usuários, especialmente considerando o investimento de big techs (como o Google) em sites concorrentes.