Especialista Andreia Cechin comenta a Campanha da Voz, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, que em 2025 destaca a relevância da comunicação assertiva e os cuidados com a saúde vocal.
Na comunicação verbal, a voz humana carrega informações sobre o conteúdo a ser transmitido, mas também sobre a pessoa que comunica, interferindo na experiência do ouvinte. O som da voz informa sobre a intenção, a saúde, a personalidade, características socioculturais e o humor do comunicador, além de dar pistas sobre a veracidade do que é dito.
Certa vez, eu participava da abertura de um evento para mais de 5 mil pessoas, quando o líder principal daquela organização foi ao microfone e disse, com voz grave, baixa, trêmula, ligeiramente rouca e semblante fechado: “Estou muito feliz em estar aqui.” A incoerência entre o conteúdo, a voz e a atitude corporal me deixou distraída por um tempo, me perguntando se havia algum problema, se ele daria uma notícia ruim em seguida, se realmente estava feliz ou se estava ansioso, algo assim. Isso é o que chamamos de ruído de comunicação — quando a forma aparece mais que o conteúdo, distraindo o ouvinte. Em uma situação como essa, ao dizer que está feliz, outros elementos seriam mais coerentes, como uma voz mais aguda, clara, aberta e, talvez, com um sorriso no rosto.
A coerência entre o que é comunicado e a voz gera credibilidade e identifica lideranças. Uma pesquisa publicada na revista Evolution and Human Behavior, realizada em organizações com 120 líderes e mil ouvintes, revelou que 23% das avaliações positivas estavam diretamente relacionadas à qualidade vocal. Outros fatores, como paixão, presença e conhecimento, somaram 11%. Considerando que paixão e presença são subjetivas, é provável que a dinâmica vocal também tenha influenciado esse percentual.
Assim, os elementos presentes na fala vão além do conteúdo, incluindo variação melódica, tom de voz (grave ou agudo), intensidade (forte ou fraca), ritmo, entonação, pausas, entre outros. Essas variações costumam ser intuitivas, mas, algumas vezes precisam ser treinadas para garantir uma comunicação eficiente. Em uma avaliação fonoaudiológica costumamos avaliar cada parâmetro isoladamente e elaborarmos um plano terapêutico que contemple o aprendizado ou o aperfeiçoamento dos elementos da prosódia.
Nos ambientes corporativos, tem-se falado com frequência sobre assertividade, ou seja, a capacidade de comunicar o que precisa ser dito de maneira firme, porém cuidadosa. A assertividade é o caminho do meio entre a passividade e a agressividade, com características vocais que transmitem essa intenção e, em geral, promovem mudanças positivas de comportamento nos indivíduos. O treinamento para a assertividade envolve aspectos da prosódia, além do desenvolvimento de um repertório vocabular que, muitas vezes, é escasso nas organizações.
A voz humana também informa sobre identidade. Uma pessoa que esteja confortável com sua imagem vocal tende a demonstrar mais confiança ao se comunicar. Tecnicamente, tais aspectos são chamados de Psicodinâmica Vocal, na qual analisamos a harmonia entre voz, corpo, gênero, personalidade e impressões transmitidas aos ouvintes sobre a subjetividade de quem fala.
Um ouvido atento à própria voz e à dos outros contribui para a promoção da saúde. A rouquidão persistente por mais de 15 dias é um dos principais sinais de várias doenças de laringe, inclusive de câncer.
Em 2025, esta iniciativa completa 20 anos — um marco histórico para a campanha que, iniciada no Brasil, agora tem repercussão mundial, tornando-se um exemplo global de conscientização sobre a saúde vocal. Com o pioneirismo da SBFa, a Campanha Amigos da Voz inspirou ações internacionais, culminando na criação do World Voice Day, celebrado em mais de 100 países. Ao longo do tempo, os temas variaram de acordo com as mudanças sociais, mas o plano de fundo continua sendo a prevenção de doenças relacionadas à voz. Afinal, para que haja boa prosódia, assertividade e tantos outros aspectos, a saúde vem em primeiro lugar.
Tema da Campanha 2025 – “Sua Voz Informa”
Em 2025, ao completar 20 anos, a campanha adota o tema Sua Voz Informa, com o objetivo de enfatizar o papel fundamental da voz na comunicação humana e nas interações cotidianas. “A voz não é apenas uma ferramenta para transmitir palavras, mas também revela aspectos cruciais sobre nosso estado emocional, saúde e até mesmo nossa profissão”, comenta o coordenador do Departamento de Voz da SBFa, Dr. Felipe Moretti. No caso do jornalista César Tralli, Embaixador da Campanha 2025, sua voz tem a missão de informar diariamente milhares de brasileiros, levando notícias, conectando o país e, agora, também conscientizando sobre a importância dos cuidados com a saúde vocal.
Saúde Vocal: Prevenção e Conscientização
A rouquidão persistente, dor ao falar ou engolir e mudanças na qualidade da voz podem ser sinais de sérios problemas de saúde, como o câncer de laringe. Por isso, a campanha Amigos da Voz busca alertar a população sobre esses sintomas e reforçar a importância de buscar ajuda especializada, seja com um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista, ao perceber qualquer alteração vocal que persista por mais de 15 dias.
Junte-se à Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Neste 20º aniversário, a campanha Amigos da Voz convida todos a se juntarem à Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, tornando-se Amigos da Voz. Cuide da sua voz, pois ela informa mais do que você imagina.
Sobre a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa)
A SBFa é uma sociedade científica que, desde sua criação, tem promovido ações e campanhas que visam o bem-estar e a saúde vocal da população brasileira e mundial, destacando-se como líder na conscientização sobre os cuidados necessários com a voz