Por Diego Denck
A Johnson & Johnson surpreendeu o mercado ao apresentar o rebranding da sua tradicional logomarca. A anterior havia sido criada há 130 anos, tendo como base a assinatura cursiva do fundador da empresa, James Wood Johnson.
O recente desmembramento da empresa fez com que o design fosse atualizado. Agora, a J&J adotou uma logo muito mais minimalista para focar apenas na área médica. Enquanto isso, a divisão de produtos de consumo, como shampoos e cremes, continuará com a logo tradicional.
A mudança, segundo a empresa, reflete a modernidade: atualmente, a escrita cursiva está em declínio até mesmo na educação. Por isso, para facilitar a leitura e a compreensão, mesmo de pessoas em estágios iniciais de alfabetização, optou-se por uma fonte mais fácil de ser lida.
A constatação é que as pessoas conheciam a marca da Johnson & Johnson por conta do seu peso histórico, mas que não necessariamente liam o que estava escrito. Já a cor vermelha foi escolhida para sua forte relação com a saúde.
De encher os olhos
A Johnson & Johnson não é a única empresa a adaptar a logo para designs mais modernos. Empresas de diferentes portes e segmentos passam constantemente por isso. O Facebook, por exemplo, alterou seu ícone recentemente e talvez você nem tenha percebido!
As diferenças são bem pontuais: o azul do fundo ficou mais escuro e a letra “f” teve singelas mudanças no contorno. “Nossa intenção era criar um design atualizado do logotipo do Facebook que fosse mais ousado, elétrico e duradouro. Cada um dos novos refinamentos proporciona maior harmonia em todo o design do aplicativo”, explicou a Meta, em comunicado.
Na Central Press, a tendência do minimalismo das logos também esteve presente. Recentemente, o grupo Slaviero ganhou uma logo mais moderna e visual, que reflete o atual momento da empresa. “Depois da saída da fábrica da Ford do Brasil, a marca tem passado por uma fase de ajustes de estratégia. Tendo agora apenas carros de alto padrão, percebemos a necessidade de refinar a marca a fim de criar identificação com o público consumidor. E o mesmo vale para a marca Slaviero Multimarcas já que o nome tem grande peso no mercado curitibano ”, explica Mariana Ito, branding designer e diretora de criação da agência.
*Diego Denck é coordenador de conteúdo digital na Central Press e produz materiais sobre comunicação corporativa e tecnologia.