A granularidade da publicidade

O mercado publicitário mudou, e não foi pouco. O que antes era um processo mais simples tornou-se cada vez mais complexo

Nos últimos anos, a publicidade passou por uma transformação significativa. O que antes seguia um fluxo relativamente linear — da criação de uma campanha à sua veiculação — tornou-se um processo muito mais complexo e fragmentado. A grande ideia continua sendo essencial, mas sua execução ocorre em diversos  formatos, plataformas e canais, demandando adaptações específicas para garantir relevância e impacto.

Se antes o desenvolvimento de uma campanha se encerrava com a entrega do material, hoje é nesse momento que o verdadeiro trabalho começa. O conteúdo precisa ser adequado para múltiplos meios e, muitas vezes, em centenas de variações criativas, graças à hiperpersonalização possibilitada pela inteligência artificial. O que funciona em uma plataforma pode ser completamente ineficaz em outra, tornando a pertinência da mensagem tão ou mais importante do que a ideia original.

Apesar dessa transformação evidente, algumas agências e departamentos de marketing ainda estão em processo de adaptação a essa nova realidade. Muitas operam com estruturas rígidas, sem levar em conta a volumetria de trabalho exigida por esse novo cenário. Não se trata apenas de pensar em múltiplos formatos, mas também de revisar processos, precificação e até o perfil dos profissionais envolvidos.

Esse assunto continua sendo um desafio no mercado. As agências precisam repensar seus modelos de entrega, e os departamentos de marketing devem entender as nuances dessa nova publicidade. O processo de contratação, quando conduzido exclusivamente por equipes de compras, sem um olhar estratégico para a comunicação, pode representar um desafio na escolha das agências mais adequadas.

O papel da publicidade mudou. A grande ideia segue indispensável, mas sua execução estratégica é o que realmente define o sucesso de uma campanha. Saber dialogar com o público certo, na plataforma certa e da maneira correta é o que diferencia uma comunicação eficaz de um simples ruído. O desafio está posto: mais do que criar, é preciso adaptar, testar e evoluir constantemente.

por Thiago Biazetto

CEO – TIF Comunicação

Share:

Latest posts

Jussara Dutra, diretora-executiva de Pessoas e Organização da Senior Sistemas
ARTIGO: IA potencializa, pessoas transformam: O futuro do trabalho em evolução
Envato Imagens
Multinacional brasileira disponibiliza 30 cursos on-line de soft skills gratuitos e com certificação
Cuidados-rins (1)
Mãe doa órgão para filha e transplante marca novo laço entre elas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Jussara Dutra, diretora-executiva de Pessoas e Organização da Senior Sistemas
ARTIGO: IA potencializa, pessoas transformam: O futuro do trabalho em evolução
*Por Jussara Dutra, diretora-executiva de Pessoas e Organização da Senior Sistemas  Os avanços...
Saiba mais >
Envato Imagens
Multinacional brasileira disponibiliza 30 cursos on-line de soft skills gratuitos e com certificação
Senior Sistemas oferece programas para ampliar oportunidades de aprendizado e fortalecer a conexão entre...
Saiba mais >
Cuidados-rins (1)
Mãe doa órgão para filha e transplante marca novo laço entre elas
Foram mais de 4,6 mil transplantes de rim entre janeiro e setembro de 2024 em todo Brasil, mas 36 mil...
Saiba mais >
close-up-woman-covering-her-head (1) (1)
Noites mal dormidas podem trazer riscos à saúde mental
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil; farmacêutica registra aumento...
Saiba mais >