por Jéssica Simões
O LinkedIn é uma rede social ainda em estágio inicial no Brasil. Muitas pessoas a veem apenas como uma plataforma para procurar emprego, sem conhecer seu verdadeiro potencial.
Alguns afirmam que é uma rede social excêntrica, egocêntrica e cheia de vaidades, como se as outras redes não fossem. No entanto, é fato que toda forma de divulgar seu trabalho é legítima, aqueles que não se comunicam acabam perdendo oportunidades de negócio.
O que muitos não percebem é que o LinkedIn pode funcionar como um poderoso CRM, permitindo alavancar sua presença digital de forma direcionada. Ao focar diretamente no seu público-alvo, você pode aproveitar a plataforma para captar leads de maneira mais eficaz do que em uma ligação telefônica tradicional, por exemplo.
E se eu lhe dissesse que o LinkedIn pode ser um divisor de águas em sua carreira e na estratégia de sua empresa?
Imagine um cenário onde sua conta do LinkedIn vai além de ser apenas um currículo on-line, tornando-se uma plataforma dinâmica para compartilhar conhecimento, colaboração e encontrar oportunidades.
Já parou para pensar sobre como você está posicionando sua marca pessoal e a de sua empresa? Quanto você está perdendo em receita por não utilizar o Linkedin de maneira correta, na maior rede social profissional do mundo?
Como então, otimizar seu perfil para atrair mais oportunidades?
- Foto de Perfil e Capa Profissionais: a primeira impressão conta muito. Uma foto de perfil clara, bem iluminada e que transmita profissionalismo, juntamente com uma capa que reflita seu setor de atuação, pode fazer toda a diferença.
- O campo SOBRE atualizado: seu perfil “SOBRE” deve ser um reflexo de sua personalidade profissional. Utilize-o para contar sua história, destacar suas conquistas e habilidades. Lembre-se de incluir palavras-chave relevantes para sua área. O LinkedIn é uma rede social de busca, assim como qualquer outra; quanto mais palavras-chave relacionadas ao seu trabalho, mais alto será o seu ranqueamento.
- Experiências e Educação Detalhadas: é importante detalhar suas experiências de trabalho e sua formação educacional. Além do título e da empresa, inclua suas responsabilidades, realizações e como contribuiu para o sucesso da equipe ou do projeto em cada posição.
- Networking Estratégico: conecte-se com profissionais da sua área e com pessoas que possam se tornar possíveis clientes. Participe ativamente de grupos relacionados ao seu setor. Interaja em conteúdos relevantes, compartilhe suas opiniões e experiências. Desenvolver uma curadoria de conteúdo inteligente e criar uma linha editorial pode ser um caminho para organizar as ideias e aumentar sua presença na plataforma. O networking é uma via de mão dupla; ofereça valor antes de pedir algo em troca e evite o envio de mensagens oferecendo serviços que ninguém pediu.
- Produção de Conteúdo de Qualidade: o medo da exposição é um dos principais obstáculos para o uso da plataforma, mas se você domina o que diz que sabe, o que o impede de compartilhar isso?
Ouço muitas pessoas dizerem que não sabem escrever. No entanto, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Muitas vezes, o ponto chave é o medo do que as pessoas vão pensar a respeito daquilo que você vai escrever.
Dica de ouro: sempre que for escrever um conteúdo, faça as seguinte perguntas:
O que você vai postar é um fato? O que você vai contar é uma coisa boa? Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Se a resposta for “NÃO” para qualquer uma das perguntas acima, não publique. Esse é o filtro.
Compartilhe artigos, insights e atualizações sobre sua área. Isso não só reforça sua reputação como especialista, mas também aumenta sua visibilidade.
Mantenha uma regularidade e seja autêntico nos seus posts, afinal, LinkedIn parado não gera resultado.
MINI BIO
Sou Jéssica Simões e estou aqui para ajudar você a criar uma forte reputação com estratégias de conteúdo inteligentes.
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