Cardápio premiado: saiba como adicionar queijos finos reconhecidos internacionalmente em jantar especial

Da entrada à sobremesa, produtos premiados no terceiro Mundial do Queijo do Brasil podem ser destaque das receitas

O queijo é um alimento presente na culinária de diversas culturas, possuindo variedades nas técnicas de produção que prevalecem quando usados em diferentes pratos. No oeste do Paraná, as técnicas repassadas a produtores de leite dentro do projeto Queijos Finos do Biopark conquistaram oito medalhas no Mundial do Queijo Brasil 2024. Além dos produtos premiados, o pesquisador do projeto, Kennidy de Bortoli e o Responsável Técnico da queijaria Flor da Terra Henrique Herbert, conquistaram o título de “Melhores Queijeiros do Brasil”. 

Seja em entradas, pratos principais ou sobremesas, os queijos tipo camembert, tipo brie duplo creme e tipo brie, reconhecidos no Mundial, trazem características únicas, facilmente percebidas nas mais variadas formas de consumo. “Provar os queijos fora de receitas é extremamente importante para que a gente tenha o conhecimento e o entendimento do protagonismo presente em cada queijo diferente”, comenta Kennidy. 

O tipo camembert, inspirado nos queijos franceses, tem um aroma levemente ácido e delicado que é intensificado conforme o produto matura, assim como o sabor e a cremosidade do queijo. O brie traz como característica a suavidade e sabor lácteo intenso, acidez e gosto característico trazido pela técnica usada, puxando para o fungo, nozes e amadeirado. “Já o petite brie duplo creme apresenta a inclusão de uma grande quantidade de creme de leite em sua fabricação, trazendo ao queijo sabores mais suaves, com toques de champignon e nozes. Conforme sua maturação acontece, o queijo passa a apresentar características cremosas”, descreve Kennidy. 

Para tirar proveito de todas as características dos produtos, os queijeiros do Biopark prepararam algumas sugestões de consumo, para transformar o jantar:

Entrada 

Uma ótima opção para esse momento é o duplo creme, acompanhado de uma tábua de frios, nozes e fatias de pão ou torradas. É a oportunidade de experimentar o queijo sozinho, e ainda harmonizado com os sabores dos defumados, por exemplo, ou ainda ser utilizado como creme diretamente em pães. 

Prato principal

Nesse momento, uma boa escolha é dar protagonismo para o camembert, queijo que, ao ser colocado no forno, se torna um ótimo molho para uma massa. “Um prato romântico que você mesmo pode fazer e traz essa sensação de sofisticação trazida pelo queijo”, comenta. 

O passo a passo da receita é levar o queijo com tomates cereja, dentes de alho, alecrim e alguns temperos ao forno. Essa mistura, acompanhada de um macarrão de qualidade, em formatos que incorporam molhos densos, como o espaguete, o penne liso e até mesmo o famoso gravatinha, podem ser a pedida ideal para o prato principal. 

Sobremesa

E se engana quem pensa que sobremesa não é lugar para queijos. Levar ao forno uma peça de queijo tipo brie, enrolado em massa folhada com algumas amoras e nozes caramelizadas, que trazem um toque de doçura e crocância, é uma das inúmeras maneiras de utilizar o queijo nesse momento e finalizar a refeição com uma deliciosa e requintada sobremesa.

Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de duas mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 180 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >