Jogo dos Países leva conhecimentos de geografia para a sala de aula. Campeonato tem início em setembro.
Além do caráter lúdico e divertido que proporcionam, os jogos também desenvolvem funções que vão além do entretenimento, envolvendo aspectos sociais, cognitivos, afetivos e até transmitindo conhecimento. Para trabalhar com informações referentes a área de Geografia de uma forma mais divertida, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está promovendo o campeonato do Jogo dos Países – uma espécie de Super Trunfo personalizado -, com estudantes da rede municipal de ensino em diversos estados do país.
O Jogo dos Países, criado pela equipe de especialistas do Aprende Brasil, é um jogo de cartas que traz informações sobre 50 países, incluindo o continente a que pertence, área, população, PIB, expectativa de vida e ranking de IDH. O jogo foi distribuído para 12.375 mil alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em 41 cidades brasileiras, que disputam prêmios separados por ano escolar.
Na competição, os alunos comparam suas cartas, sorteadas no início da partida, escolhendo uma das informações de cada país, com o objetivo de ficar com mais cartas para ganhar a partida. A fase final de cada município será disputada entre os campeões de cada escola, respeitando sempre o ano escolar. Serão distribuídas medalhas para os vencedores das escolas e prêmios para os vencedores municipais.
As informações de cada país presentes nas cartas permitem que os professores trabalhem em sala de aula diversos conteúdos: questões econômicas, indicadores sociais e a relação entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a expectativa de vida. “Muita coisa pode ser explorada, por exemplo: se os alunos pegarem os dados sobre a população e a área de um país, eles conseguem levantar a densidade demográfica, ou passarem a entender mais a divisão de países por continentes”, explica o coordenador da assessoria de Geografia do Aprende Brasil e um dos responsáveis pelo projeto, Wilson Galvão. Para ele, o jogo de cartas é uma excelente maneira de os jovens aprenderem brincando, o que sempre resulta em níveis altos de engajamento e aprendizado.
A leitura e a interpretação de dados também são incentivadas nesse modo de jogo. “São habilidades importantes principalmente nos dias de hoje, em que sobra informação e falta interpretação de qualidade”, destaca Galvão. Além disso, o especialista lembra que, ao identificar qual atributo utilizar em cada carta, o aluno desenvolve habilidade de raciocínio lógico e tem a oportunidade de trabalhar o respeito entre os competidores.
A primeira fase da competição será uma disputa dentro de cada escola. Os melhores vão para a etapa municipal para concorrerem com os vencedores das demais escolas da mesma cidade. Os vencedores de cada um dos 41 municípios ganharão prêmios e medalhas.
Veja a lista de municípios confirmados para a competição:
AP – Pedra branca do Amapari
ES – Itapemirim
GO – Paraúna
GO – Turvelândia
MG – Monsenhor Paulo
MG – São Gonçalo do Sapucai
MT – Bela Vista
MT – Gaucha do Norte
MT – Ipiranga do Norte
MT – Itiquira
MT – Nova Ubiratã
MT – Paraiso das Águas
MT – Paranaíta
MT – Peixoto do Azevedo
RO – Chupinguaia
RO – Jaru
RO – São Francisco do Guaporé
RS – Alpestre
RS – Carlos Barbosa
RS – Coronel Bicaco
RS – Lagoa Vermelha
RS – Machadinho
RS – Santa Bárbara do Sul
RS – São Francisco de Paula
RS – Três Palmeiras
RS – Trindade do Sul
SC – Bal. Piçarras
SC – Campo Alegre
SC – Campos Novos
SC – Governador Celso Ramos
SC – Lauro Müller
SC – Orleans
SC – Penha
SC – São Cristovão do Sul
SC – Zortéa
SP – Bady Bassitt
SP – Lençois Paulista
SP – Monte Azul Paulista
SP – Nuporanga
SP – Poá
Sobre o Aprende Brasil
O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece à rede municipal de Educação não apenas material didático, mas uma série de recursos adicionais (avaliações, monitoramento, ambiente de aprendizagem digital, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado), que contribuem para o melhor aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública. Atualmente, o Aprende Brasil atende 243.000 alunos em 199 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.