Campanha arrecada material didático usado em Curitiba

Com o início do ano letivo se aproximando, chega também a hora de pensar nos materiais didáticos. Livros, cadernos, blocos de anotação, revistas, apostilas e outros materiais usados no ano anterior, na maior parte das vezes, não terão mais utilidade. Pensando nisso, o Colégio Positivo retoma a campanha Logística Reversa Positivo. A ideia é fazer com que esses objetos voltem ao ciclo produtivo, deixando de ser lixo e se tornando matéria-prima para novos produtos. 

Os livros didáticos – ou qualquer material feito de papel – podem ser descartados em uma das oito unidades do Colégio Positivo em Curitiba: Colégio Positivo – Água Verde; Colégio Positivo – Ângelo Sampaio; Colégio Positivo – Batel; Colégio Positivo – Boa Vista; Colégio Positivo – Hauer; Colégio Positivo – Jardim Ambiental; Colégio Positivo – Júnior e Positivo International School. 

Ao final da campanha, no dia 30 de março, os materiais serão encaminhados para reciclagem junto a um fornecedor especializado. O resíduo de papel tem valor comercial e 100% da receita da campanha serão revertidos em recursos para projetos socioambientais desenvolvidos por alunos e professores. O Instituto Positivo é o responsável por realizar a gestão do valor obtido e por orientar e acompanhar o andamento dos projetos nas unidades.

De acordo com o diretor executivo dos colégios do Grupo Positivo, Celso Hartmann, a destinação correta dos resíduos gerados pela Educação é fundamental para a sustentação do sistema de gestão ambiental da escola. “Reciclar significa poupar o meio ambiente, com a economia de energia e recursos naturais, trazendo de volta ao ciclo produtivo o que é descartado e fomentando a economia circular. Com isso, conscientizamos a comunidade e, principalmente, nossos alunos, para que comecem a pensar no lixo que estão produzindo e reavaliem a possibilidade de reaproveitamento e destinação correta dos materiais escolares”, ressalta.

A ideia

O projeto foi idealizado em 2017 pela aluna Helena Giotto, então com nove anos de idade, como uma forma de reduzir o impacto ambiental. A ideia foi aprovada pelo Positivo International School e, em 2018, implantada em quatro unidades do Colégio Positivo, em Curitiba. O objetivo inicial era arrecadar oito toneladas de material didático usado, mas a expectativa foi superada e, com a finalização da coleta, foram recolhidas mais de 23 toneladas. 

Em 2019, o projeto Logística Reversa Positivo foi um dos vencedores do 17º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho – o maior da indústria gráfica do estado – na categoria Sustentabilidade. 

 

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende oito unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo – Água Verde, o Colégio Positivo – Boa Vista e o Colégio Positivo – Batel atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, com a aquisição da St. James’, em Londrina (PR), o Colégio Positivo passa a contar com 17 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 16 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

 Materiais podem ser entregues em qualquer unidade do Colégio Positivo

divulgação/Colégio Positivo

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >