*Cássio Ricardo de Araújo
Bastante citada no mercado de ciência de dados, a frase do matemático Clive Humby, “Data is the new oil” ou “Dados são o novo petróleo”, é autoexplicativa. Cientes disso, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de proteger seus dados sensíveis, e a segurança da informação deixou de ser uma preocupação exclusivamente técnica e passou a ser compreendida como uma peça fundamental e intrínseca à estratégia de negócios de qualquer instituição. Desta forma, investir em medidas robustas de segurança não é apenas uma questão de proteger os interesses da empresa, mas também de manter a reputação da marca.
Investir é o único caminho, seja devido a exigências regulatórias, por uma reação a incidentes ou, como deveria ser para todas as empresas, por uma abordagem preventiva. Estamos falando de implementar controles planejados e pensados para a realidade de cada área, desenhados não apenas para oferecer a proteção necessária, mas também para garantir a viabilidade do negócio. Isso envolve planos de ação e uma gestão de risco constantes e bem estabelecidos.
Sendo assim, para garantir uma sólida postura de segurança da informação, é necessário adotar uma abordagem abrangente, que inclua tecnologia, processos e pessoas. As iniciativas não devem ser pautadas somente pelo aspecto técnico, mas também pela humanização e integração das diferentes áreas da empresa. Além de soluções de TI, é essencial realizar treinamentos regulares sobre segurança de dados para todos os colaboradores.
Algumas estratégias eficazes incluem o uso de ferramentas lúdicas, como jogos, que despertam o interesse e promovem o engajamento. Tais iniciativas incentivam o uso da tecnologia de forma recreativa para reforçar a segurança, demonstrando que as soluções são desenvolvidas considerando tanto as características específicas da empresa quanto as necessidades individuais de seus colaboradores.
Nenhum esforço será suficiente sem o comprometimento integral de todos os envolvidos em cada setor da empresa. A engenharia social está aí para nos provar que não há tecnologia que sobreviva sem a devida conscientização. É crucial engajar e assegurar que cada colaborador se sinta valorizado e responsável pelo seu papel. Embora o desafio pareça grande, é justamente essa união que nos fortalece em direção a um objetivo comum.
*Cássio Ricardo de Araújo é diretor nas áreas de Segurança da Informação e Governança de TecnoIogia da Informação do Grupo Marista