Artigo: Da pedra à tela

[flgallery id=770 /]

Por Júlio Röcker Neto, graduado em Letras e especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens (PUCPR), mestre em Literatura (UFPR), é gerente editorial da Editora Positivo

Já presenciamos o “fim” de alguns suportes de comunicação, como videocassete, fita cassete, disquete, entre outros. O fim do livro impresso também é tema corrente e, nesse contexto, vem à tona, logicamente, o fim do livro didático, em especial pelo crescimento das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). O impacto das novas tecnologias nos ambientes educativos é evidente, mas é preciso relativizar o tom catastrofista, levando-se em conta a evolução histórica dos suportes de comunicação/leitura. Os diferentes suportes de leitura (pedra, argila, osso, metal, madeira, tecido…) certamente conviveram em algum momento e durante algum tempo. Dessa forma, suportes podem ter um tempo de “convivência” saudável. Foi assim no passado, com o códex (pergaminhos, feitos de pele de animal para servir de suporte de escrita) e o livro pós-Gutenberg. Está sendo assim, agora, com o livro e a tela. Na atualidade, conteúdos e/ou suportes digitais já convivem com conteúdos impressos há pelo menos duas décadas. É possível perceber propostas híbridas, em que há predominância ora do impresso, ora do digital. Ganham destaque também novos formatos, como plataformas digitais, jogos e outros recursos físicos que se conectam com o digital.

É nesse cenário de evolução natural (e histórica) que os educadores devem atuar. Em vez de um discurso catastrofista, apontar para novas possibilidades. Da pedra à tela, temos novos elementos para pensar a educação e nos adaptar a uma mudança de comportamento de alunos e professores. A história da leitura e de seus suportes é de adaptação. As evoluções coexistiram até o momento em que a mais prática prevaleceu como suporte. A sociedade se encarrega de selecionar o que é mais ágil às suas necessidades. Mas, nesse contexto, temos o leitor (o aluno), que, ao explorar um novo objeto, alcança outra forma de manipulá-lo (ou navegá-lo) e se abre um universo de possibilidades que jamais poderá ser fechado.
Portanto, é perda de tempo discutir o fim do livro impresso ou do livro didático impresso. Pode ser que um dia aconteça? Talvez, mas o fato é que novas tecnologias já modificam a relação entre impresso e digital e a preocupação deve ser de como tirar o melhor proveito delas. Do conceito de páginas com sequência linear e divisões tradicionais de conteúdo (como unidade, capítulo, seção), a tendência é evoluir para um formato fluido, hipertextual, que se reorganize de acordo com as necessidades desse aluno/leitor. Nas palavras de Umberto Eco, “um livro didático hipertextual e interativo permite-nos praticar a liberdade e a criatividade, e eu espero que esta espécie de atividade inventiva seja praticada nas escolas do futuro”.
Não se pode esquecer do papel do professor e da escola nesse cenário: em qualquer tempo e independentemente do suporte ou mídia, nada exclui a ação docente. Na utilização do ambiente digital em situações de aprendizagem, o papel do professor deve migrar para uma postura mais cooperativa e relacional, e a escola deve garantir os direitos de aprendizagem necessários para uma formação integral, porque, segundo Eco, novamente, “apesar das diferenças [entre o papel e a tela], o computador é um instrumento alfabético. Na sua tela correm palavras, linhas, e para usar um computador é preciso ser capaz de ler e escrever”.

Share:

Latest posts

Divulgação Shopping Palladium Curitiba
Campanha de Dia das Mães no Shopping Palladium Curitiba marca lançamento de nova ação com itens colecionáveis exclusivos
DSC03129-1-
Robô com inteligência artificial que otimiza processos logísticos terá demonstração inédita no maior evento do setor na América Latina
monitoramento-maraba
Aracaju recebe totens para garantir maior segurança na cidade

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação Shopping Palladium Curitiba
Campanha de Dia das Mães no Shopping Palladium Curitiba marca lançamento de nova ação com itens colecionáveis exclusivos
Brinde da primeira ação pode ser completado em futuras datas comemorativas A campanha de Dia das Mães...
Saiba mais >
DSC03129-1-
Robô com inteligência artificial que otimiza processos logísticos terá demonstração inédita no maior evento do setor na América Latina
Multinacionais WEG e Senior Sistemas expõem resultados do AMR WEG integrado ao WMS da Senior na Intermodal...
Saiba mais >
monitoramento-maraba
Aracaju recebe totens para garantir maior segurança na cidade
Dez equipamentos da Helper Tecnologia estão sendo instalados em pontos estratégicos da capital A integração...
Saiba mais >
neo
Parkinson pode afetar muito mais do que movimentos; casos devem crescer consideravelmente
Dificuldade em realizar tarefas simples, como escovar os dentes, pode levar a complicações graves. Estudos...
Saiba mais >