Artigo: Cartão de crédito pode ser um aliado das finanças?

[flgallery id=562 /]

Por Ana Paula Figueiredo Cossermelli, gerente de Produtos da Administradora de Cartões Sicredi

Final de ano, festas, amigo-secreto, viagens, presentes e, quando você menos espera, extrapolou o uso que havia planejado para o cartão de crédito e começar o próximo ano com o pé direito fica bem mais complicado. Segundo dados mais recentes do Banco Central (BC), em agosto, as operações no cartão de crédito parceladas (sem juros) e à vista somaram R$ 62,9 bilhões. O valor corresponde a um crescimento de 11,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ainda segundo o BC, atualmente, o cartão de crédito representa 42,3% dos empréstimos pessoais. Em agosto de 2015, o índice era de 39,4%.  Mas será que o cartão de crédito é de fato um vilão? O maior exercício para os que ainda não encontraram um ponto de equilíbrio nas finanças é fazer do cartão um aliado. A velha máxima de gastar menos do que se recebe não deve ser deixada de lado.
O primeiro passo é identificar todos os gastos realizados, especialmente aqueles com valores mais baixos, que, quando somados, podem pesar no orçamento mensal. Um ponto positivo do cartão de crédito é que ele permite consultar em tempo real todos os gastos realizados. Esse detalhe pode ajudar a entender que o hábito de consumo não pode ser algo automático. Além disso, a prática auxilia o portador do cartão a buscar alternativas, como, por exemplo, se a data do recebimento do salário é dia 10 e o vencimento da fatura é no dia 8, é possível alterar a data para que não seja necessário o pagamento de dois dias de juros.
Em geral, o pagamento à vista é mais barato do que o parcelado. Saber o momento de fazer uma compra pode render benefícios. O recomendado é planejar o consumo, economizar dinheiro e gastar somente quando necessário. Quando você se planeja, consegue comprar mais e melhor, muitas vezes com preço mais baixo, além de conseguir economizar. Já o devedor nunca está em uma situação favorável: paga mais juros, tem menos dinheiro e não consegue poupar. É preciso analisar a motivação em adquirir determinado produto e identificar se é uma necessidade ou um desejo.
Quando colocamos na balança as vantagens e desvantagens do cartão, observamos que é um produto bastante vantajoso. Um dos facilitadores na correria do dia a dia é não precisar carregar dinheiro em espécie. Com o avanço da tecnologia, já é possível fazer uma corrida de táxi sem uma moeda sequer no bolso. A operação totalmente realizada por meio de aplicativo finaliza o processo com o pagamento no cartão de crédito previamente cadastrado. Outro atrativo que ainda anima muitas pessoas é a recompensa nos programas de milhagens. As compras viram pontos e podem ser revertidas em produtos ou serviços, além de passagens aéreas.
Um bom planejamento faz toda a diferença. As instituições financeiras cooperativas, que oferecem relacionamentos mais próximos aos associados, podem orientar de maneira personalizada como equilibrar as dívidas e usar as facilidades do cartão de forma a manter o orçamento mensal em dia. Além disso, as cooperativas de crédito têm se mantido mais competitivas quando o assunto são as taxas: a anuidade é cerca de 30% menor quando comparada com a média do mercado e os juros 8,5% mais baixos. O Sicredi, por exemplo, é uma prova de que é possível trabalhar com taxas mais baixas e, ainda assim, manter um resultado positivo. Afinal, o objetivo do Sicredi é o desenvolvimento da comunidade como um todo ao mesmo tempo em que é proporcionada toda a comodidade dos cartões.
 

Share:

Latest posts

Marcel Rodrigues
World Creativity Day: Ventura Shopping promove talk show gratuito sobre negócios e criatividade
Crédito: Divulgação
Festival Mundial da Criatividade divulga programação em Curitiba
Melhor RH
Grupo Marista conquista três prêmios no Melhor RH Innovation

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Marcel Rodrigues
World Creativity Day: Ventura Shopping promove talk show gratuito sobre negócios e criatividade
Espaços interativos convidam o público a explorar ideias e impulsionar projetos O Ventura Shopping...
Saiba mais >
Crédito: Divulgação
Festival Mundial da Criatividade divulga programação em Curitiba
World Creativity Day 2025 chega à capital paranaense com mais de 50 atividades gratuitas, atrações culturais,...
Saiba mais >
Melhor RH
Grupo Marista conquista três prêmios no Melhor RH Innovation
Primeira edição do evento reconheceu empresas com melhores projetos na área de recursos humanos O Grupo...
Saiba mais >
FEIRA 1
Feira LAAD Defense & Security reúne tecnologias voltadas à proteção
Helper Tecnologia apresentará iniciativas inovadoras a um público internacional Soluções inovadoras...
Saiba mais >