Com um trabalho desenvolvido a partir de imagens antigas de anatomia e desenhos da metade do século XIV até o início do século XX, que são recortados e reconfigurados por meio de colagens, a artista Adrianne Moro comanda a exposição “Anatomia da Dor”, na Biblioteca Central da Universidade Positivo (UP). Esse é o resultado do encontro entre a medicina e a arte.
Segundo a artista, a finalidade da exposição é fazer com que os corpos sejam reconstruídos e repensados. “E, como resultado dessas reconfigurações, o surgimento da dor e o desconforto de algo surreal, forçado por essa nova composição, fazendo com que a anatomia humana saia de seu padrão estético original e se aventure em formas híbridas, deformadas e/ou compostas. Falar da dor, para mim, é falar de algo que invade o corpo como um todo. Dessa maneira, crio imagens, recortadas e reconfiguradas, às vezes costuradas e bordadas, buscando contar uma história por meio de sua forma humana alterada”, explica Adrianne, que tenta expor materialmente um sentimento forte, profundo e abstrato nesse trabalho artístico.
A artista, nascida na capital paranaense, é formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e trabalha explorando diversas áreas artísticas, como assemblage, colagem, escultura e arte digital, além da própria pintura, e já participou de exposições em todo o Brasil e também na Itália e nos Estados Unidos.
A mostra faz parte das atrações anunciadas pela Biblioteca Central da Universidade Positivo em 2022, ano em que comemora o 20.° aniversário com uma programação especial realizada pela UP Experience. A exibição acontece entre os dias 14 de outubro e 16 de dezembro e está aberta ao público, no campus Ecoville, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 8h às 13h. A entrada é gratuita.
Serviço
Exposição Anatomia da Dor
Onde: Biblioteca Central da Universidade Positivo – Subsolo 1 (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville)
Quando: de 14 de outubro a 16 de dezembro de 2022
De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
Sábados, das 8h às 13h
Entrada gratuita
Informações: www.upx.art.br e @upexperiencebr