Alfabetiza MT aponta soluções para alfabetização na idade certa

Acompanhamento e atenção aos primeiros anos escolares possibilitam melhores índices de alfabetização; no Brasil, menos da metade das crianças de 8 a 9 anos já sabem ler e escrever

Menos da metade das crianças brasileiras aprendem a ler e escrever na idade certa, determinada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), segundo o Ministério da Educação. O processo de aquisição dessas habilidades ainda é um desafio para muitas escolas e encontrar meios de melhorar esses índices é desafio basilar do ensino brasileiro atualmente. Mas uma abordagem focada nos primeiros anos da vida escolar, com acompanhamento de especialistas, pode ser a solução para mudar esse cenário. Os resultados do Alfabetiza MT de 2024 estão aí para mostrar isso.

Sorriso, por exemplo, teve 11 escolas premiadas, incluindo o primeiro lugar do estado, que ficou com a Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva. Para a secretária de Educação do município, Lúcia Korbes Drechsler, as conquistas acumuladas são a soma dos esforços que vêm sendo feitos nas políticas públicas educacionais. “Nosso trabalho é realizado com muito foco na alfabetização e recomposição de aprendizagem. Na nossa rede de ensino, toda criança importa”, afirma. Entre as ações mais importantes, ela destaca a criação do  Centro Municipal de Formação Continuada para Professores, a criação do Programa Ensina Mais Sorriso, a adesão ao regime de colaboração com o Estado, o material estruturado que o município adota, a busca ativa escolar, o programa Fortalecendo Sonhos, que cuida da saúde emocional de alunos e profissionais da Educação e o Centro Municipal de Apoio à Inclusão em Sorriso/Cemais.

Outro caso de sucesso é Tapurah, cujo Centro Municipal de Alfabetização Cecilia Meireles também foi premiado. Com pouco mais de 14 mil habitantes, o município vem buscando melhorar a qualidade do ensino constantemente. “O Alfabetiza MT não só motiva as escolas a buscarem a premiação, mas também assegura que os alunos sejam alfabetizados na idade adequada, garantindo-lhes um direito fundamental”, ressalta a secretária municipal de Educação, Nádia Bender. Ela pontua que ações como o Ciclo de Gestão Municipal e a parceria com o Sistema de Ensino Aprende Brasil garantem que todos os alunos do município recebam a mesma qualidade de ensino. “Além disso, o acompanhamento da aprendizagem e a assessoria para reforçar os conteúdos não assimilados são fatores decisivos para alcançar esses resultados positivos”, completa.

Nessas duas localidades, políticas públicas integradas têm permitido que os estudantes concluam o 2º ano do Ensino Fundamental lendo e escrevendo. Os investimentos em material didático adequado a essa proposta e na formação dos professores têm sido fundamentais para garantir bons resultados, nesse sentido. Para a coordenadora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Angela Biscouto, esses são dois pontos imprescindíveis para garantir os índices de alfabetização na idade correta. “É preciso que os educadores estejam preparados para lidar com crianças que aprendem em ritmos diferentes e, ao mesmo tempo, garantir que o material utilizado respeite essa diversidade”, pontua.

Prêmio Alfabetiza MT

Esta é a 3ª edição do prêmio Alfabetiza MT, que reconhece as 100 escolas do estado com maior desempenho e crescimento na Alfabetização. “O objetivo do Prêmio Alfabetiza MT é incentivar a aprendizagem na idade certa, por meio da transferência de recursos financeiros para as 100 escolas públicas que obtiverem os melhores resultados de alfabetização”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. A cerimônia de premiação reuniu mais de 500 profissionais da Educação em Cuiabá.

Essas 100 escolas foram as mais bem avaliadas no Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (IDEMT-Alfa) e no Sistema de Avaliação Educação do Estado de Mato Grosso (Avalia MT), realizados durante o ano letivo de 2023. Juntas, as unidades vão dividir a premiação de R$ 5,5 milhões como forma de reconhecimento pelo excelente desempenho no ensino e na aprendizagem. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o critério para a divisão será conforme o desenvolvimento e a pontuação de cada escola. O dinheiro deverá ser investido em projetos realizados pelas próprias escolas.

A importância de aprender no tempo certo

A BNCC determina que todas as crianças saibam ler e escrever ao final do 2º ano do Ensino Fundamental (por volta dos 8 anos de idade) por uma razão biológica. Ao longo dos primeiros anos de vida, o cérebro das crianças ainda tem uma grande plasticidade, o que permite mais facilmente que se formem conexões neurais que possibilitam aprender novas habilidades, inclusive a escrita e a leitura. “Essas duas habilidades permitirão que a criança e, depois, o adolescente, aprenda todos os outros conteúdos de forma satisfatória. Falhar na alfabetização significa, muitas vezes, prejudicar toda a trajetória escolar da criança, com déficits de aprendizagem que podem acarretar, inclusive, na perda de interesse pela escola e, consequentemente, na evasão escolar”, alerta Angela.

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Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br

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