7 perfis para seguir e inspirar sobre conservação da natureza

O cuidado com o meio ambiente ganha força, voz e engajamento nas redes sociais

[flgallery id=2498 /]

O Brasil tem 140 milhões de usuários nas redes sociais. O número do relatório Global Digital Statshot 2019 corresponde a 66% da população do País. Pessoas  conectadas e que ganham voz e poder de comunicação instantâneos. Diante dessa tendência, diversos atores – entre cidadãos, organizações não governamentais e empresas – passaram a usar as redes sociais para falar de causas importantes, com o intuito de informar e conscientizar o maior número de pessoas.

Um dos maiores desafios da atualidade, a conservação da natureza é um tema que tem gerado engajamento na internet. “O mundo está em constante transformação. A forma de comunicar mudou e a preocupação e a necessidade de pensar sustentabilidade também. Por isso, ter comunicadores, embasados na ciência e que usam essas novas ferramentas, é algo essencial para a conservação do meio ambiente”, afirma o professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo, Ronaldo Christofoletti.

O professor, que é treinador de comunicação científica para o Programa Researcher Connect do British Council e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, ainda reforça a importância do uso de informação embasada, principalmente em divulgações nas redes sociais. “Essa nova comunicação pode trazer bons resultados na prática se realizada com base na ciência de qualidade que é produzida no Brasil e no mundo. É também um novo meio de fazer o conhecimento chegar até a sociedade”, afirma. E alerta: “com tanta fake news é cada vez mais importante analisar a origem da informação e usar os novos meios para a comunicação visando a melhoria da qualidade de vida e da sociedade”.

Para seguir, inspirar e repensar hábitos visando a sobrevivência do planeta, aqui estão sete perfis inspiradores. A maioria presente no Conexão Oceano, evento promovido nesta terça-feira (03), no Rio de Janeiro, com o objetivo de estruturar diretrizes para comunicar, engajar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação dos mares para áreas como economia, bem-estar, turismo e pesquisa, entre outras.

1. @onu_meio_ambiente

Com a mensagem “Pense no Planeta. Viva Simples”, a conta oficial no Instagram da ONU Meio Ambiente no Brasil traz informações e dados sobre diferentes temas ligados à conservação. O perfil ainda divulga eventos ligados ao meio ambiente e possui um link direto para a página da instituição, com reportagens sobre o tema.

2. @oceanoparaleigos

Criado pela oceanógrafa Mariana Thévenin, o perfil no Instagram é também um projeto que pretende divulgar informações científicas de maneira descomplicada, popularizando o conhecimento. A ideia é aproximar as pessoas dos oceanos e incentivar uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade e da conservação. O perfil também traz pesquisas sobre o tema.

3. @cristalmuniz

A influenciadora de 27 anos decidiu, em 2014, que tentaria viver sem produzir lixo. A iniciativa resultou em um blog e um perfil no Instagram, o @umavidasemlixo. As postagens de Cristal trazem dicas sobre como evitar o desperdício e a produção de resíduos que não podem ser reciclados ou reaproveitados. Com suas ações, em 2018, a influenciadora ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria Meio Ambiente. No mesmo ano, a página também conquistou o 1º prêmio Lixo Zero, organizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil.

4. @fundaçaogrupoboticário

Instituição sem fins lucrativos, a Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil. Na conta oficial no Instagram, é possível conhecer algumas das ações, editais lançados e espécies da fauna e flora do Brasil. Também são divulgadas informações sobre os mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado protegidos e conservados por meio de duas reservas naturais mantidas pela instituição: a Reserva Natural Salto Morato (PR) e a Reserva Natural Serra do Tombador (GO). 

5. @soniabridi

O perfil pessoal da jornalista traz várias informações sobre meio ambiente. Muitas postagens são resultado de reportagens produzidas e trazem dados sobre temas que estão ganhando destaque na mídia, como as mudanças climáticas e possíveis consequências. O perfil ainda apresenta bastidores de reportagens e curiosidades sobre as produções realizadas pela jornalista no Brasil e no mundo.

6. @umagotanooceano

Fundada pela atriz e apresentadora Maria Paula Fidalgo, a organização sem fins lucrativos trabalha para ampliar a divulgação de temas socioambientais. Com uma linguagem acessível, as postagens no perfil do Instagram trazem informações e dados sobre temas ligados ao meio ambiente e ao direito das comunidades indígenas.

7. @familiaschurmann

A família que ficou conhecida por inúmeras aventuras em alto mar é também defensora da campanha Mares Limpos, uma ação global para combater o lixo nos oceanos. As viagens são registradas no perfil oficial da família, que também traz informações sobre iniciativas de conscientização. A próxima expedição dos Schurmann está marcada para dezembro de 2019. A “Voz dos Oceanos” terá duração de um ano e meio, tem o apoio da ONU Meio Ambiente e vai fazer o registro de oceanos em várias regiões do planeta.

Sobre a Rede de Especialistas

A Rede de Especialistas de Conservação da Natureza é uma reunião de profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade e assuntos correlatos, com o objetivo de estimular a divulgação de posicionamentos em defesa da conservação da natureza brasileira. A Rede foi constituída em 2014, por iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores.

Share:

Latest posts

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

foto site cp (2)
Pacientes com câncer e vítimas de trauma são principais afetados pela baixa nos estoques dos bancos de sangue
Apenas 1,4% da população brasileira é doadora; hospitais precisam manter níveis de hemocomponentes para...
Saiba mais >
foto site cp (1)
Queijo fino autoral paranaense está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Câmara de Comércio Índia Brasil inaugura primeiro escritório no Sul do país em Curitiba
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) inaugura em Curitiba...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Quais são os sinais de que um infarto está por vir?
Além do desconforto torácico, dores na mandíbula e no braço podem indicar um pré-infarto; saiba como...
Saiba mais >