Das estradas para a tela dos computadores e celulares, o mercado de caminhões vem se tornando um terreno fértil para a tecnologia. Com soluções que vão de marketing digital aos bancos inteiramente mobile, startups brasileiras começam a desenvolver ferramentas especificamente pensadas para o setor de cargas.
Em termos econômicos, a expectativa para 2022 é positiva. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o número de licenciamentos desse tipo de veículo no Brasil deve subir 9,7% em 2022. Apenas em março, a produção desse tipo de veículo teve alta de 42,9%, na comparação com o mês de janeiro, como aponta levantamento da Anfavea. Ao longo do ano passado, as vendas de caminhões novos já foram destaque no setor automotivo. Segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos (Fenabrave) o salto foi de 42,8%, com 127,3 mil unidades vendidas.
De olho nessa fatia de mercado, quatro startups brasileiras buscam aplicar recursos de tecnologia para melhorar o processo de compra e venda de caminhões, a organização das empresas de logística e até a vida financeira dos caminhoneiros. Na lista estão DealerSites, CargOn, eProfessionalTI e Target Bank.
DealerSites
Tendência definitiva para as concessionárias, as estratégias de marketing digital, com aplicação de tecnologia de ponta e foco na experiência do consumidor final são a especialidade da DealerSites. A startup paranaense atua na digitalização do mercado automotivo, com plataformas digitais voltadas à performance de vendas e a análises de dados.
Criada em 2015, a DealerSites cresceu 93% durante a pandemia e prevê um novo recorde para 2022, com crescimento de 133% até dezembro. Uma das estratégias para alcançar esse resultado é a expansão das operações para o setor de caminhões. A primeira parceria da nova empreitada é com o Grupo Suécia, concessionária de caminhões e ônibus da Volvo.
Os planos são arrojados, mas vêm na esteira de uma sequência de bons resultados da startup. Somente em 2021, foram mais de 2,4 milhões de oportunidades geradas para as concessionárias parceiras. Isso representa um movimento inverso de demanda, uma vez que, nos meios digitais, o cliente final é quem encontra as concessionárias. “É uma mudança na cultura de um mercado bastante conservador, mas que encontrou formas de reinventar os negócios utilizando a tecnologia”, explica o head comercial da DealerSites, Marcos Pavesi.
CargOn
Com um olhar na tecnologia e outro no gerenciamento de cargas, a CargOn oferece soluções digitais que aprimoram os processos entre as transportadoras, os embarcadores e a indústria. A partir da utilização de inteligência artificial para monitoramento da carga, identificação e verificação de motoristas, a companhia consegue assegurar o transporte terrestre seguro e reduzir a possibilidade de acidentes e roubos.
Em 2022, a CargOn, que tem apenas dois anos, tem a expectativa de crescer 550% e ultrapassar a casa dos R$ 40 milhões de faturamento. “Estamos nos preparando para receber uma nova rodada de aporte, desta vez uma série A, que vai permitir expandir as soluções da plataforma e aumentar a equipe, principalmente das áreas de desenvolvimento e operações”, afirma o CEO da CargOn, Denny Mews.
eProfessionalTI
Atuando no desenvolvimento de sistemas ligados à logística de comércio exterior, a eProfessionalTI busca trazer novidades para beneficiar toda a cadeia de transporte de cargas internacionais. A startup é focada em softwares para gestão de processos, atendendo todas as necessidades sistêmicas desse segmento.
A inovação oferecida pela empresa, que foi fundada em 2003, tem como diferencial a grande capacidade de adaptação aos processos e projetos de cada cliente, atendendo as necessidades dos terminais portuários, depósitos de contêineres e recintos alfandegados. “Os sistemas da empresa contam com uma imensa gama de customizações que visam atender aos importadores e exportadores, automatizando os processos, entregando serviços de mais qualidade e reduzindo custos”, salienta o diretor de desenvolvimento de projetos da eProfessionalTI, Luiz Carlos dos Santos.
Target Bank
Primeiro banco digital específico para caminhoneiros, capaz de interligar todos os estabelecimentos envolvidos no ecossistema logístico, o Target Bank, quer ser a única companhia a integrar soluções financeiras importantes para o setor com ferramentas de gestão.
A fintech já conta com cem mil clientes ativos em seus sistemas e pretende dobrar esse número até o final do ano, fechando 2022 com R$ 4 bilhões em movimentações financeiras. Para isso, a empresa vem adicionando diversos serviços à sua plataforma. Um deles é a Carteira de Seguros – em parceria com a Tibi Seguros, mas também há opções de investimento com assessoria especializada – em parceria com a Órama Investimentos -, rendimento automático em conta pelo CDI e empréstimo pessoal e consignado para empregados de transportadoras, entre outros.
“Das empresas contratantes de frete, passando pelos motoristas de caminhão, até os postos de combustível e lojas de conveniência nas estradas, oferecemos soluções para que esses personagens possam operar com mais agilidade, eficiência e com fluxo de caixa”, afirma William Rego, CEO e um dos fundadores da Target Bank.
Sobre a DealerSites
A DealerSites é uma startup paranaense que atua na digitalização do mercado automotivo. Criada em 2015, a startup tem mais de 700 clientes em todo o país. O foco da empresa é atuar na experiência do consumidor, investindo em estratégias de marketing digital para gerar maior conversão para as concessionárias. Para isso, desenvolve plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance de vendas e a análises e integração de dados, além de realizar um trabalho de SEO para manter os clientes bem ranqueados nos mecanismos de busca e oferecer indicadores de marketing digital – como métricas de analytics – que ajudam nas estratégias e tomadas de decisões.